Banhos públicos Roma

Banhos públicos Roma

Lugares e edifícios públicos

A qualidade dos materiais Ariostea ultrapassa as fronteiras tradicionais da placa em grés porcelânico, graças à tecnologia de grandes placas Ultra.
As suas dimensões inovadoras (300x150 e 300x100 com uma espessura de apenas 6 mm) garantem a máxima flexibilidade para cada projeto e uma liberdade sem precedentes, graças à ausência de restrições de formato.
Entre as muitas aplicações que mostram o desempenho superior de Ultra Ariostea são dignos de menção os projetos públicos. Estes incluem a recente remodelação e nova construção de casas de banho públicas subterrâneas no Centro Histórico de Roma, no âmbito de um mais amplo programa de realização e gestão de serviços para a recepção turística.
Com um projeto do Arquiteto Gabriella Guglielmo e do Engenheiro Leonardo Gatti na direção das obras, a remodelação das casas de banho públicas de Roma inclui quiosques situados em praças históricas tais como a Piazza di Spagna, Porta Maggiore, Esquilino e S. Maria Liberatrice, entre outras.
Devido à sua localização particular em áreas urbanas fortemente caracterizadas, o seu concept teve que interagir com os diferentes contextos arquitetónicos de maneira harmoniosa, limitando o impacto sobre a paisagem urbana; ao mesmo tempo, era necessário que fossem facilmente reconhecíveis pelos utilizadores.
Estes aspetos foram resolvidos com a regularidade da conformação retangular que responde a novos usos e à legislação de acessibilidade arquitetónica, permitindo assim "libertar a fachada da estrutura de suporte, através do uso de perfis ocos de aço recuados em relação ao fio externo".

A harmonia estética com a paisagem urbana é obtida graças a painéis totalmente envidraçados que permitem a transparência necessária, sem isolar, porém, o ambiente circundante.
O resultado é uma limpeza visual das fachadas, caracterizada em particular pela ausência de elementos de interrupção, obtida graças ao uso de caixilhos com perfis delgados.
Como para todos os projetos em espaços públicos, foi dada especial atenção à pavimentação do quiosque, feito com elementos de grés toda massa Ariostea de cm 30x60 em Pedra de Luserna.
A qualidade superior do grés porcelânico Ariostea destaca-se claramente graças à sua resistência a riscos, impactos e tensões mecânicas, a impermeabilidade, à absoluta impermeabilidade combinada com a extrema facilidade de limpeza.
Além do resultado eficiente e funcional, a esses fatores está associado um valor estético incomparável; as placas Ariostea são, de facto, inalteráveis a longo prazo e, portanto, apresentam-se como a solução ideal para todos os espaços públicos, nos quais se prevê uma grande entrada e circulação de pessoas e onde a higiene diária e constante é necessária

Para o pavimento e revestimento das paredes das casas de banho subterrâneas, a escolha dos designers orientou-se para a Pedra de Jerusalém (Ultra Pietre Jerusalem Limestone, 100 x 100 e 100 x 300), particularmente indicada no contexto de uma cidade histórica como Roma, graças à sua cromia e à particularidade matérica da sua superfície. Uma escolha de durabilidade e tradição, numa combinação perfeita de eficiência e estética intemporais.

Lugar: Rome - Italy
Arquiteto: Gabriella Guglielmo
Client: Roma Capitale

Precisa de mais informações?
Contate-Nos!